Na passada sexta-feira, dia 24 de novembro, o Lighting Living Lab marcou presença de nas VIII Jornadas Internacionais do Turismo, realizadas no Centro de Artes de Águeda. O evento, repleto de temas atuais e excelentes oradores, proporcionou a quem assistiu uma viagem no tempo e pelo mundo, á boleia da gastronomia e da arte de bem receber.
Provenientes de destinos tão diversos como São Tomé e Príncipe, Cuba e Cabo Verde, além das boas práticas portuguesas, as apresentações demonstraram como os destinos turísticos podem tornar-se verdadeiramente únicos ao envolverem as comunidades e produtos locais, garantindo um retorno atrativo para os turistas.
O programa das jornadas foi dividido em várias sessões, incluindo a sessão de abertura, financiamento para inovação, a exploração de como despertar os sentidos através de experiências únicas – que contou com um workshop e showcooking de pratos assinados pelo ilustre João Carlos Silva, de São Tomé e Príncipe – e por último, um painel dedicado às estratégias de promoção de experiências únicas.
Os oradores, representantes de diversas áreas do turismo, gastronomia, recebidos pela Câmara Municipal de Águeda, incluíram figuras proeminentes como Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda; Raul Almeida, Presidente do Turismo Centro de Portugal; Niurka Pérez, Conselheira de Turismo da Embaixada de Cuba para Portugal e Espanha; Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda; Miguel Mendes, representando o Turismo de Portugal; Conceição Carvalho, do Plano de Recuperação e Resiliência; Luís Azeredo da Zomato; Sandra Simões da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; Luís Lavrador da Escola Superior de Educação de Coimbra; João Carlos Silva de São Tomé e Príncipe; João Amorim da Follow the Sun; Pedro Moreira do Pedro On the Road; Gonçalo Castel-Branco, associado aos Chefs on Fire e The Presidential Train, e novamente, Niurka Pérez.
Os debates foram abrangentes, abordando temas desde alimentação e gastronomia até à intersecção desses campos com a sustentabilidade e os costumes locais. Foi uma experiência enriquecedora em todos os sentidos, proporcionando reflexões profundas sobre o potencial do ramo do turismo, em conexão com o ramo gastronómico, bem como com a preservação cultural e ambiental.