O concelho de Palmela concluiu a substituição de 84 luminárias de iluminação pública, que funcionavam com lâmpadas tradicionais de vapor de sódio, por lâmpadas LED, díodo emissor de luz. Com esta operação, o município “contribuiu para melhorar o conforto” e a “qualidade da iluminação”, obtendo uma “poupança de cerca de 76 por cento na factura energética, no consumo” e nas “emissões de carbono, com grandes benefícios para o ambiente”, informa a câmara.
A autarquia adianta que está também a estudar o “desligamento selectivo” ou a “redução do fluxo luminoso, em locais onde se verifica iluminação em excesso”, nomeadamente, “locais desabitados” e com “circulação muito reduzida”. Por outro lado, a câmara revela que “foi solicitada à EDP a recalibração dos relógios astronómicos junto às escolas, estações ferroviárias” e “locais de grande comércio”.
A edilidade explica que os LED “permitem reduzir os custos de manutenção, por terem um tempo de vida mais prolongado do que as lâmpadas de vapor de sódio”, estimando que, “se toda a iluminação pública fosse constituída por luminárias LED, a factura energética anual poderia descer mais de meio milhão de euros”. Por isso, a câmara lembra que tem “insistido com a concessionária EDP”, no sentido da “modernização das redes” e, em particular, da “rápida implementação desta solução”.