Foi na passada sexta-feira, dia 12 de junho, que a instalação “Metamorfose”, realizada pelos arquitetos da FAHR 021.3 e apoiada pelo designer de iluminação José Nuno Sampaio, contou com as mais recentes tecnologias de iluminação e programação digital, tendo como mote o Ano Internacional da Luz. A ocupação luminosa denomina-se Porto Light Experience, e permite aos utilizadores usufruírem de uma experiência luminosa interativa.
Esta iniciativa tem a colaboração do Lighting Living Lab e os seus associados Lightenjin e Globaltronic, que disponibilizaram entre si o equipamento, a produção e os conhecimentos técnicos fundamentais à concretização do projeto. No total, foram utilizadas 1300 réguas digitais e mais de 20800 LEDS.
O Porto Light Experience conta ainda com o projeto Future Cities da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto enquanto parceiro da reprodução da informação recolhida pelos sensores na cidade do Porto.
O evento vai decorrer ao longo das próximas duas semanas, de 12 a 27 de junho, e será marcado por três momentos diferentes:
- 12 a 18 de junho – Animação digital sobre a estrutura
- 19 a 28 de junho – Interação com a iluminação em que haverá uma reação da grelha digital aos inputs de uma aplicação (durante a noite e no período entre as 15h00 e as 18h00)
- 27 de junho – A aplicação vai continuar a criar respostas, interagindo com a atuação de DJ set (das 21h00 às 23h)
Veja o vídeo promocional aqui