A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (AIL2015), com o objetivo de consciencializar sobre a importância da luz nas nossas vidas.

Justamente 2015, que coincide com alguns aniversários relevantes na história da ciência, e que serão celebradas ao longo do AIL como por exemplo, os 100 anos em que Einstein publicou a teoria da Relatividade Geral. Também será o 50º aniversário da descoberta da Radiação Cósmica de Fundo (a radiação emitida no Big Bang) por Arno Penzias e Robert Wilson. Ainda em 2015 comemoram-se os 1000 anos em que Ibn Al Haytham escreveu o primeiro “Livro de Otica”.

O Ano Internacional da Luz teve o seu início oficial em janeiro, em Paris, e conta já com mais de 100 parceiros de 85 países. Este é um projeto global (http://www.light2015.org/Home.html) que resulta da iniciativa da UNESCO juntamente com um vasto consórcio de diferentes entidades científicas. Em Portugal, o AIL é promovido pela Sociedade Portuguesa de Física, Comissão Nacional da UNESCO e Ciência Viva, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Óptica e Fotónica, a Sociedade Portuguesa de Química e a Ordem dos Biólogos.

Esta Comissão Nacional desenvolve um conjunto de atividades e ações de sensibilização para a importância da luz e das tecnologias óticas no bem-estar geral. Entre elas integram-se: palestras e cafés de ciência, workshops, exposição de hologramas e concursos de fotografia e vídeo. Acompanhe todas as novidades no website oficial.