Project Description

O projeto Comunicação da Iluminação Pública consiste no desenvolvimento de um sistema inteligente de gestão local da iluminação pública, controlado por uma unidade remota, que permita atuar sobre todas as luminárias energeticamente alimentadas pela mesma fase/e ou por o mesmo contrato de iluminação pública (contador/posto de transformação). As unidades remotas a instalar devem permitir no futuro a comunicação com uma rede/e ou um sistema de gestão global da rede de iluminação pública.

Inerente a este sistema está a necessidade de que equipamentos de diferentes fabricantes de iluminação pública reconheçam e comuniquem entre si e com a unidade remota, através de uma interface por radiofrequência, fazendo também uso da tecnologia WIMAX. Os fabricantes Arquiled SA, e Exporlux SA, e a Globaltronic, SA uniram esforços para o desenvolvimento de um protocolo de comunicação que respondesse a este desafio, com base na partilha de ideias e conhecimento sobre as soluções já oferecidas por cada empresa, e nas necessidades e problemas apresentados pela Câmara Municipal de Águeda.

Estas soluções permitirão maior flexibilidade na gestão da manutenção. Com uma “linguagem comum”, em caso de avaria será possível manter o funcionamento com qualquer modelo de luminária. Para além disto torna possível introduzir novas funcionalidades com base em informação registada por sensores e transmitida entre luminárias, como por exemplo registo de movimento ou reajuste automático de níveis de iluminação em caso de avarias.

As soluções já desenvolvidas encontram-se a ser testadas em artérias da cidade de Águeda, nomeadamente na Rua José Sucena e na Avenida 25 de Abril, englobando luminárias das empresas Exporlux/Bluespan e Arquiled, e o software de gestão técnica desenvolvido pela Globaltronic.

Estado

projecto em curso

Ano

2010

Utilizadores

Técnicos de Câmaras Municipais

Parceiros

Lighting Living Lab; Arquiled,SA; Exporlux,SA; Globaltronic,SA; Câmara Municipal de Águeda

Anexos