No passado dia 23 de novembro o Lighting Living Lab marcou presença no evento “O Futuro da metalomecânica portuguesa”, organizado pelo INFORMESP, que teve lugar no centro de artes de Águeda.

A abertura da sessão ficou ao encargo do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Águeda Jorge Almeida, do Dr. Fernando Castro, presidente da direção do INFORMESP e da AIDA CCI, e do Dr. João Neves, secretário de estado da Economia.

Durante as três horas seguintes, tivemos hipótese de ouvir testemunhos de empresários acerca da realidade dos mercados onde operam. Estiveram presentes as empresas: SIROCO, EPEDAL, RENAULT CACIA, BRESIMAR, BOSCH TERMOTECNOLOGIA, MIRANDA & IRMÃO, a associação ANEME e o INESCTECT, que partilharam as suas experiências, desafios que estão sujeitos e até alguns planos para o futuro. Dos temas abordados, foi unanime a referência á pandemia por COVID-19 e á Invasão Russa á Ucrânia como fatores que afetaram e muito os mercados a nível mundial.

Na restante sessão tivemos ainda oportunidade de ouvir o economista Eng. Luís Mira Amaral falar sobre “os custos energéticos e o futuro da metalomecânica”, ficando a sessão de encerramento ao encargo do economista Dr. Eduardo Catroga e da Direção INFORMESP.

Este evento serviu para ouvirmos testemunhos e adquirirmos conhecimento no que respeita aos desafios diários das empresas, e como a energia e a gestão da mesma se assume como um fator importantíssimo de sustentabilidade para as mesmas.