O Lighting Living Lab está a colaborar ativamente com o Município de Águeda na implementação e criação de uma Comunidade de Energia Renovável (C.E.R.) no Parque Empresarial do Casarão.

No âmbito da aplicação e distribuição de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, a Câmara Municipal de Águeda, com a colaboração de vinte e uma empresas presentes no Parque Empresarial do Casarão, submeteu-se a uma candidatura na rúbrica de Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração, e, com a mesma aprovada, irão ser instalados sistemas de produção e armazenamento de energia renovável para autoconsumo, painéis solares e postos de carregamento de viaturas elétricas, com vista a criar unidades de autoconsumo coletivo, reguladas pela C.E.R..

O L.L.L. está a apoiar a Câmara Municipal de Águeda na parte técnica, indicando os constrangimentos e as possíveis soluções para a implementação da solução no terreno, as necessidades das empresas, e definindo os procedimentos necessários para que sejam instalados os equipamentos de produção energética. A candidatura prevê que o sistema de produção instalado tenha uma capacidade de mais de 9MWh pico, e de armazenamento de 9MWh/hora.

Ao participar ativamente neste projeto, o Lighting Living Lab reforça a sua posição de parceiro de valor na realização destes e outros projetos, sempre tendo em vista soluções que contribuam quer não só para otimizar custos energéticos, como para preservação do meio ambiente.